28.10.10

Quem sou, pra quê e pra quem?


O mestre:
 
"Se me perguntarem quem sou, direi que não sei classificar-me. Não sei definir-me. Sei que sou um eu muito consciente de si próprio. Mas esse eu não é um só. Esse eu é um conjunto de eus. Uns que se harmonizam, outros que se contradizem. Por exemplo, eu sou, numas coisas, muito conservador e, noutras, muito revolucionário.
Eu sou um sensual e sou um místico. Eu sou um indivíduo muito voltado para o passado, muito interessado no presente e muito preocupado com o futuro. Não sei qual dessas preocupações é maior em mim. Mas todas elas como que coexistem e até me levaram a conceber uma idéia de tempo, porventura nova: a do tempo tríbio. A de que o tempo nunca é só passado, nem só presente, nem só futuro, mas os três simultaneamente. Vivo nesses três tempos simultaneamente.
Sou um brasileiro de Pernambuco. Gosto muito da minha província. Sou sedentário e ao mesmo tempo nômade. Gosto da rotina e gosto da aventura. Gosto dos meus chinelos e gosto de viajar. Meu nome é Gilberto Freyre."


Em terras norueguesas, de vez em quando os céus de bordam de múltiplas cores, que embelezam os dias e as noites. De repente elas somem.

Eu sou tanta coisa e tão nada.

Eu falo pouco e sinto demais. Necessito de amor (e quem não?)
Eu escrevo bem, dizem, mas hoje não quero. Quem quiser que o faça.


Nenhum comentário: